Coordenador de Atenção Básica, George Leite, explica que indicadores precisam evoluir (Foto: reprodução)
Há duas semanas a Prefeitura de Coruripe, através da Secretaria de Saúde iniciou uma série de capacitações voltadas aos profissionais de Atenção Básica, enfermeiros, médicos e agentes de saúde. E nesta terça-feira, 31, mais uma etapa do curso ocorreu, agora ministrada pelo enfermeiro obstétrico e Coordenador de Atenção Básica, George Leite.
De acordo técnico da Secretaria de Saúde, as captações estão ocorrendo com todos os profissionais que trabalham na linha frente e lidam com o atendimento ao povo.
“Coruripe possui um cenário abaixo da média dos indicadores Interfederativos, mortalidade infantil, mortalidade materna, mortalidade prematura, por doenças crônicas como câncer, diabetes e doenças do aparelho circulatório e respiratório, um cenário que precisa de maior atenção com relação aos indicadores, e com o processo seletivo, precisamos qualificar os profissionais. Vamos trabalhar para reverter este quadro, não é fácil e requer muita qualificação para auxiliar as equipes. Um esforço conjunto”, explicou Leite.
O coordenador destaca que são problemas advindos dos reflexos sociais e potencializados durante o período pandêmico. “Hoje existem dezessete equipes de Saúde da Família em Coruripe e com o processo seletivo a perspectiva é de aumentar. Então, estamos investindo em equipamentos e qualificação para melhorar os indicadores que não são fáceis. São números abaixo da média nacional, também ocasionados por fatores sociais e pelo período da pandemia. Mas, diante de tudo isso, estamos lutando para melhorar e dar qualidade de vida ao povo”, afirmou.
As capacitações com os profissionais serão constantes, a curto, médio e longo prazo. Tudo objetivando melhorar o atendimento aos assistidos do Sistema Único de Saúde de Coruripe.
“O processo de educação/capacitação é permanente. Precisamos mostrar a atual situação para trabalhar buscando reverter. A Atenção Básica é a principal política pública de saúde, ela que tá próxima no cidadão, da comunidade, das famílias que são consideradas negligenciadas. O viés é trabalhar para melhorar os determinantes da saúde da população”, pontuou George Leite, após avaliar os indicadores de saúde de Coruripe nos últimos anos.
O coordenador de Atenção Básica de Coruripe finalizou dizendo que seu objetivo é apenas um: “Não confundam política com Saúde Pública. Sou técnico e busco trabalhar tecnicamente. Vim para trabalhar buscando melhorar os indicadores de Saúde de Coruripe e melhorar a qualidade no atendimento da Saúde Pública”.
Ascom Coruripe