Dos 119 leitos de UTI disponíveis, 66 estão ocupados, o que representa 55% de ocupação. Antes do réveillon a taxa de ocupação de leitos de UTI/Covid em Alagoas estava abaixo de 20%.
A ocupação de leitos clínicos também apresentou um aumento e até este domingo (16/01) o sistema de saúde do estado registrou uma taxa de 48% de ocupação de leitos clínicos, com pacientes de Covid-19. São os leitos em que estão internados pacientes com um estágio menos severo da doença, que não estejam entubados, por exemplo.
Na semana passada o governador Renan Filho anunciou que irá reativar UTI’s exclusivas para Covid-19, que haviam sido destinadas para pacientes com outras enfermidades, devido a considerável queda no número de casos de Covid-19 no estado no final do ano passado.
Com o recrudescimento da pandemia, além de outras variantes e o surto de Influenza, provocado pela H3N2, o estado decidiu reativar esses leitos para atender os pacientes que já se acumulam nas UPAS e hospitais de todo o estado.
Um levantamento do BR104 apontou que nos primeiros 10 dias de janeiro, Alagoas registrou um aumento de 3.863% no número de casos de Covid-19, e isso reflete diretamente no número de leitos ocupados.