
Mãos contando dinheiro | © Ilustrativa (Foto: reprodução )
Trabalhadores de carteira assinada que atuaram na iniciativa privada ou como servidores públicos podem ter direito ao saque do abono PIS/Pasep de R$ 1.212 neste ano de 2022.
De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, cerca de R$ 562,9 milhões estão “esquecidos” na Caixa Econômica e no Banco do Brasil.
Isso significa dizer que quase 600 mil deixaram de sacar o benefício, conforme os dados mais recentes da pasta.
O PIS (Programa de Integração Social) é pago pela Caixa a trabalhadores contratados por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
O Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), por sua vez, é depositado pelo Banco do Brasil aos profissionais do setor público.
O abono é liberado anualmente de acordo com o calendário aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Neste ano, os depósitos referentes ao ano-base de 2020 foram liberados em fevereiro e março. No entanto, quem não conseguiu sacar, tem até 29 de dezembro para ter o benefício.
Saiba quem tem direito
Terá direito se você trabalhou com carteira assinada ou em órgão público por, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de pagamento. Além disso, é preciso estar cadastrado no programa ou no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) há pelo menos cinco anos.