(Foto: reprodução)
Os sites do Governo de Alagoas com o domínio "al.gov.br" foram hackeados e ficaram fora do ar nesta segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela gerência de tecnologia, que enviou um comunicado à imprensa, por meio de nota oficial.
De acordo com a mensagem, que aparece em uma tela preta, o hacker se identifica como "Bolsonaro Cyber Mafia".
Por volta do meio-dia apareciam hackeadas as páginas do Governo de Alagoas, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria do Planejamento. O Estado afirmou que já tomou providências "para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos".
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) esclareceu que o hackeamento também atingiu sites governamentais de outros estados.
"A falha de segurança não foi dos sites do Governo de Alagoas e sim do "registro.br", órgão oficial de registro de domínios nacionais. Os hackers tomaram apenas contas específicas de administradores de endereços de sites governamentais. Nenhum sistema foi invadido, apenas os endereços dos sites mudados. A Fapeal já contactou o registro.br, em caráter de urgência, para ter sua conta de administrador devolvida, para que os endereços sejam corrigidos. Os endereços dos sites de Alagoas devem ser normalizados nas próximas horas".