Sexta-feira, 15 de Novembro de 2024

Buscar  
Cidade

Publicada em 15/11/24 às 09:55h
Audiência de conciliação irá debater impactos da exploração de cobre por mineradora no município de Craíbas

Alerta Penedo com cadaminuto

 (Foto: reprodução)


A Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), por meio da Defensora Pública Brígida Barbosa, obteve, nesta quinta-feira (14), o deferimento de seu pedido para atuar como amicus curiae em uma Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública da União (DPU), que pede a realização de estudos técnicos de caráter público para investigar se há nexo de causalidade entre a atividade de extração de cobre no município de Craíbas e os problemas denunciados pela população local, como rachaduras e fissuras em residências, mortes de animais, problemas de saúde, danos ambientais, entre outros.

Na ACP, ajuizada há um ano, a DPU solicita que a União Federal, o Estado de Alagoas e os municípios de Craíbas e Arapiraca, em cooperação com a Defesa Civil nas esferas nacional, estadual e municipal, realizem uma vistoria in loco. Essa vistoria deve incluir um estudo técnico detalhado de todas as edificações situadas nas proximidades da mineração em Craíbas que apresentem rachaduras e fissuras, com o objetivo de mapear os danos. Também é requerido um relatório técnico com georreferenciamento da área afetada, fotos, descrição das características relevantes dos imóveis e um cadastro das famílias impactadas.

Em outubro do ano passado, uma audiência de conciliação determinou a elaboração de um cronograma de ações, segmentado em eixos, para analisar e identificar de forma precisa o problema e seus responsáveis. Para a audiência de conciliação marcada para a próxima terça-feira, dia 19, na Justiça Federal em Arapiraca, espera-se que sejam apresentadas novas propostas de conciliação e que sejam firmados novos acordos.

Amicus curiae

A expressão amicus curiae é de origem latina e significa "amigo da corte". Refere-se a uma figura jurídica que atua como terceiro interessado em um processo judicial. Seu papel é fornecer informações, perspectivas e conhecimento técnico para auxiliar o tribunal na tomada de decisões. Essa figura está prevista no Artigo 138 do Código de Processo Civil.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:





Estatísticas
Visitas: 346082 Usuários Online: 6


Bate Papo

Digite seu NOME:


(82)99929-1283


















Hora Certa

Peça sua Música

  • João marcio
    Cidade: Penedo alagoas
    Música: Tem cabere essa noite canto natan
  • VICTOR RAFAEL SANTOS MOTA
    Cidade: Penedo
    Música: CHOREI CHOREI HOJE NAO CHORO MAIS
  • JOSY LUNA
    Cidade: penedo
    Música: NA PONTA DO PE(NADSON O FERINHA)
  • Juliana costa
    Cidade: Penedo
    Música: Batom de cereja
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Anuncie Aqui!
Ouvinte da Rádio Alerta Penedo
Carol Lima
Cidade: Brasil





















Converse conosco pelo Whatsapp!
ACESSEM RÁDIOS NET RÁDIO ALERTA PENEDO
Copyright (c) 2024 - Alerta Penedo - Todos os direitos reservados