(Foto: Reprodução)
A Prefeitura de Coruripe em parceria com a Usina Coruripe lançou, na manhã desta quarta-feira (12) o Projeto Maná, que irá beneficiar 300 famílias de agricultores familiares do município. A solenidade foi realizada no Clube do Povo.
O projeto consiste na doação de sementes para famílias com pessoas que tenham o perfil de agricultorr familiar, para o plantio nas 500 tarefas de terra cedidas pela Usina, no período da entressafra.
Dona Irene dos Santos, agricultora de 62 anos, que reside no distrito de Botafogo falou da alegria em participar do projeto.
“Estou muito feliz e agradecida por fazer parte desse projeto tão lindo. Eu sempre tive muita vontade de trabalhar para mim mesma, mas nunca tive condições, e através do Maná, irei realizar esse sonho junto com minha família, pois tenho doze filhos e a maioria vai me ajudar nesse desafio”.
Ao todo, foram investidos pelo município R$ 88 mil reais de recursos próprios, na compra de cerca de sete toneladas de sementes, onde cada agricultor receberá 15kg já plantadas em uma tarefa e meia de terra (4.600M2). O resultado será a colheita de cerca de 250 toneladas de feijão.
O prefeito Marcelo Beltrão (PP) explicou sobre a origem do nome do projeto e os benefícios para os agricultores.
“Quando recebi a sugestão da palavra Maná, dada pelo secretário de Alesson, logo me identifiquei e entendi que encontramos o nome certo. Maná foi o alimento dado por Deus ao seu povo enquanto o conduzia pelo deserto no caminho da terra prometida. O povo recebeu esse alimento de uma forma milagrosa até chegar à terra que emanava leite e mel, Canaã. Assim é o nosso projeto, que tem o objetivo de colocar comida na mesa das famílias beneficiadas e gerar renda dentro do nosso município, através do fortalecimento e suporte necessário para que caminhe com as próprias pernas e seja um sucesso ajudando muita gente”.
O gestor destacou ainda a importância da parceria com a Usina Coruripe.
“Ter a Usina Coruripe como parceira é fundamental para o sucesso desse projeto e de tantos outros que temos, uma empresa séria, de sucesso e preocupada com as questões sociais. Nosso objetivo é que essa parceria se fortaleça cada dia mais”, destacou Marcelo Beltrão.
O gerente agrícola da Usina Coruripe, Pedro Carnaúba, destacou que o projeto é fundamental para melhorar a segurança alimentar dos beneficiários.
“É uma satisfação enquanto Usina Coruripe ser parceiro neste projeto tão importante para a comunidade, a pretensão da empresa é contribuir com as pessoas que residam nas localidades no entorno dela, para que tenham uma maior segurança alimentar e atividades de gerem renda e esses quesitos são atendidos pelo projeto Maná”, frisou o gerente.
Alesson Lira, secretário municipal de Agricultura, destacou a amplitude do projeto.
“Nós, enquanto secretaria de Agricultura, estamos muito felizes em fazer parte desse momento de lançamento de um projeto tão importante para a geração de renda e sustentabilidade de nossa cidade. O Maná irá beneficiar 300 famílias, são cerca de 1500 pessoas que vivem da agricultura familiar ou a usam como complemento de renda, isso fará uma diferença enorme em nossa economia”, destacou o secretário.
Os agricultores receberão auxílio de técnicos agrícolas que darão suporte com a plantação. A prefeitura irá disponibilizar também transporte até as áreas de plantio, a colheita está prevista para agosto. Durante o evento, os agricultores selecionados assinaram o termo de compromisso para o recebimento das sementes.
Secom Coruripe