(Foto: reprodução)
Um aumento bastante significativo nos casos de Dengue, Chikungunya e Zika foi registrado em Piaçabuçu, pela secretaria de saúde, por meio da coordenação de endemias.
Esse período chuvoso é um prato cheio para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya, pois isso é importante que as medidas de combate sejam feitas.
A fêmea do inseto deposita seus ovos nas bordas dos recipientes com água parada. Após o contato com o líquido e a combinação com altas temperaturas, ocorre a eclosão dos ovos. O ciclo de reprodução perdura no período de uma semana, e para interromper esse processo é necessário que toda a população esteja empenhada e atenta aos possíveis criadouros.
Para auxiliar no combate da proliferação do mosquito, a coordenadoria de endemias estará realizando mais uma etapa da operação Cata-treco nos dias 12 a 16 de julho.
Essa mobilização tem a função de recolher materiais que não têm mais serventia e ocupa espaços nos quintais das residências, acumulando sujeira e se tornando criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na maioria das vezes são descartados de forma irregular nas ruas Avenidas e terrenos baldios.
“Essa ação é de muita importância para o nosso município porque além de ajudar o meio ambiente ela também estará diminuindo a transmissão de doença como a dengue, zika e chikungunya, principalmente, nesse período de chuva que aumenta a proliferação do mosquito que é o responsável pela transmissão dessas doenças por isso é importante que a população se conscientize e não acumule entulhos”. Disse a coordenadora de endemias, Marilira Soares.