(Foto: reprodução )
O prefeito de Jequiá da Praia, Felipe Jatobá (PP), participou nesta domingo (7), em Arapiraca, de uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e outros prefeitos e representantes de 30 municípios alagoanos.
Na pauta, as concessões de abastecimento de água e esgotamento sanitário para municípios do Agreste, Sertão, Litoral e Zona da Mata alagoanos, que devem acontecer no dia 13 de dezembro, segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na opinião de Felipe Jatobá, este é um assunto de extrema importância para Jequiá da Praia. “Saneamento é mais saúde, é mais turismo, mais emprego, mais progresso”, ressaltou o prefeito.
Durante o encontro, Arthur Lira defendeu um modelo de concessão de saneamento com valores mais justos na conta de água, além de faixas mais amplas de tarifas sociais.
O presidente da Câmara também reagiu ao modelo de concessão da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) realizado pelo governador de Alagoas, Renan Filho (MDB). “Não se pode pensar apenas no valor a ser arrecadado com a outorga”, ressaltou, numa referência aos R$ 2 bilhões arrecadados pelo governo no leilão da Casal, vendido pela BRK Ambiental.
As concessionárias vencedoras do novo leilão, previsto para 13 de dezembro, se comprometerão a universalizar o abastecimento de água em cinco anos e levar a rede de esgoto para 90% da população até o 11º ano de contrato, que está previsto para durar 35 anos. A expectativa é que 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas, além da geração de 2,5 mil empregos diretos com as obras.