Prefeitura de Piaçabuçu decreta situação de emergência após fortes chuvas
Alerta Penedo com piacabucunews
Link da Not�cia:
(Foto: Reprodução)
Em virtude do enorme volume de água e incidência de fortes ventos que vêm atingindo o município desde a última quinta-feira (19), a Prefeitura declarou, por meio do Decreto N 017/2022 situação de emergência em Piaçabuçu, visando dar agilidade para as ações do governo municipal no enfrentamento do problema, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, estradas vicinais e equipamentos públicos diversos.
Para ajudar os moradores logo após o temporal, foi montada uma equipe de força tarefa formada pelas secretarias de Assistência Social, Infraestrutura e Urbanismo junto a coordenadoria de Defesa Civil do município estiveram visitando as áreas atingidas, fazendo levantamento de danos e realizando o cadastro das famílias afetadas.
De acordo com o levantamento, várias residências apresentaram risco iminente de cair e outras casas ficaram totalmente destruídas no interior e na cidade. As famílias dessas casas precisaram ser acolhidas por parentes próximos ou de outras localidades. Além disso, outras várias famílias tiveram algum tipo de prejuízo material em suas residências.
A Secretaria de Infraestrutura informou que várias estradas vicinais estão bloqueadas por conta da água e que com a ajuda de máquinas, aos poucos, as vias de acessos estão sendo desobstruídas. Em algumas localidades, os moradores chegaram a ficar sem energia e internet por causa de danos causados em equipamentos de empresas que oferecem os serviços no município.
O Decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (26), estabelece uma série de medidas, como autorização para mobilização de todos os órgãos municipais, dispensa de licitação para aquisição de bens ou prestação de serviços e de obras relacionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. A medida autoriza ainda agentes municipais entrarem nas casas para prestarem socorro ou para determinar a pronta evacuação e convocar voluntários para ajudar nas ações de assistência aos moradores afetados.
Vale lembrar que os vereadores Alyson Morango, Wisney André e Loura Amaral protocolaram o pedido ao chefe do executivo, solicitando que decrete situação de emergência no município.
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.