Rio transbordou e água invadiu residências. (Foto: reprodução )
Oito escolas da Rede Municipal de Ensino de Coruripe abrigam os desabrigados e desalojados da cidade que ficaram nessas condições em decorrência das fortes chuvas que caíram em Alagoas e trazendo mais danos à cidade do Litoral Sul de Alagoas.
Segundo a Defesa Civil de Alagoas, Coruripe tem 790 desabrigados e mais de duas mil pessoas desalojadas. Por causa disso, a Prefeitura de Coruripe anunciou que 15 dias das férias de janeiro foram antecipados para o mês de junho. Assim, as aulas que retornariam no dia 15 de junho, só voltarão no dia 1º de julho.
“As chuvas causaram muitos transtornos em Coruripe. Por isso a necessidade de revisar o calendário escolar e antecipar as férias de janeiro. Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Educação foi deliberado e aprovado que as aulas retornarão 100% presenciais no dia 1º de julho”, explicou a gerente Técnica e Pedagógica da Secretaria de Educação de Coruripe, Fabiana Rocha.
De acordo com o órgão executivo, além das oito escolas que abrigam os familiares que perderam suas casas, outras 10 unidades de ensino sofreram danos estruturais com a força da chuva.
Neste prazo em que as aulas não irão ocorrer, o órgão informou que irá realizar a desocupação das escolas, limpeza e reorganização para receber os alunos após o recesso.
“Algumas escolas estão passando por reparos devido às fortes chuvas. Outras estão sendo usadas como abrigo. Após a desocupação, essas unidades terão que passar por alguns reparos e um processo de limpeza. Por isso a necessidade de antecipação das férias de janeiro. Mas, nenhum aluno da rede municipal sofrerá qualquer tipo de perda e todos terão os 200 dias letivos”, afirmou Fabiana Rocha.