(Foto: reprodução)
Moradores de Piaçabuçu têm se queixado do posicionamento dos novos
hidrômetros instalados nas calçadas. Segundo eles, a empresa informou que as
novas instalações, é uma forma de facilitar o leiturista da empresa. Assim, o
hidrômetro foi tirado dentro da casa, para a calçada, porém, o mesmo ficou
muito exposto, e sujeito a atos de vandalismos, que poderá gerar transtornos e
prejuízos financeiros aos consumidores.
A Empresa Água do Sertão, que administra o abastecimento, está
realizando visita nos domicílios em Piaçabuçu para atualização cadastral e a
troca de hidrômetro.
Até aí, sem nenhum problema, porque a atualização de dados dos clientes
é um passo fundamental para garantir que todos tenham acesso aos serviços e
para oferecer o melhor atendimento, facilitando a comunicação e, inclusive,
encaminhando os clientes que possam ser enquadrados no benefício da Tarifa
Social, que corresponde a um desconto de 50% na conta de água para até 20
metros cúbicos de consumo por mês.
Por outro lado, as instalações dos hidrômetros de forma exposta, tem
gerado insatisfação entre os moradores, que pedem à companhia de abastecimento
de água que reveja o posicionamento dos hidrômetros para garantir a segurança e
integridade do mesmo.
Em nota, a empresa Água do Sertão faz os seguintes
esclarecimentos
A Águas do Sertão esclarece que o remanejamento dos cavaletes de
hidrômetros para a área externa de alguns imóveis é um procedimento necessário
para o acesso do leiturista e que está sendo executado de acordo com as
especificações previstas no contrato de concessão.
As possíveis variações de posicionamento dos equipamentos ocorrem em
função das condições encontradas em campo, mas sempre obedecem como princípio a
acessibilidade e a segurança das calçadas, com a maior proximidade possível dos
muros.
Os clientes que desejarem proteção adicional ao equipamento têm
permissão para providenciar caixas protetoras desde que as mesmas não impeçam o
acesso das equipes de leitura.
Em caso de dúvidas ou
necessidade de ajustes, os clientes podem entrar em contato com o atendimento
pelo 0800 000 2122 para solicitar uma vistoria.