Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Buscar  
Esporte

Publicada em 16/04/21 às 12:24h
PENEDO:Alagoano Dão pretende superar Loco Abreu e bater recorde de clubes na carreira
Zagueiro nasceu em Penedo e, aos 36 anos, já defendeu 28 times diferentes

Alerta Penedo com globoesporte/al

 (Foto: Reprodução)

O zagueiro Dão, do Resende, tem uma meta a cumprir na carreira. Ele fez um desafio a si mesmo e pretende superar o uruguaio Loco Abreu no número de times que atuou. Hoje, o alagoano coleciona 28 camisas diferentes; o uruguaio, 31.


Dão nasceu em Penedo, interior de Alagoas, e contou ao ge/AL que os recordes movem sua carreira.


 

- Tenho o sonho de bater o recorde do Loco Abreu, que tem 31 clubes na carreira, o Dão na carreira tem 28 e eu pretendo bater esse recorde, sim, eu trabalho pra isso, pra bater recordes. A minha vida sempre foi assim, bater recordes, bater sonhos, alcançar objetivos. Não é fácil sair do interior de Alagoas naquele tempo, entre 2000 e 2001, e passar por 28 clubes. Não é pra todos, não é pra qualquer um, e eu agradeço a Deus pela saúde. Sempre fiz o meu melhor por onde eu passei, sempre deixei meu sangue, a gana, a garra, pra mostrar que eu sou um vencedor e eu vou chegar nesses 31, 32 clubes, que é o recorde que o Loco Abreu mantém hoje - explicou o zagueiro, de 36 anos.



Dão, zagueiro do Resende, está no 28º clube da carreira — Foto: Leonam Viana/ASCOM Resende


Andarilho do futebol, Dão disse que fez sucesso em alguns clubes e nem tanto em outros. Mas avisou que nunca faltou dedicação.


- Na verdade, são 28 clubes na minha carreira. No Treze, eu cheguei a assinar contrato, mas eles não deram entrada na CBF, mas a minha carteira é assinada. Passei por grandes equipes, como Vitória, Paysandu, Chapecoense, Sport, Guarani, Botafogo de Ribeirão Preto, onde fiz minha história, onde deixei meu nome gravado. Eu agradeço demais a cada diretor que me deu a oportunidade, às torcidas.... Nós somos cobrados pelo que fazemos ali dentro de campo. Alguns clubes, infelizmente, eu machuquei, faz parte, não pude ajudar como eu queria ter ajudado. Mas eu agradeço a todos esses clubes.




Neste ano, Loco Abreu defendeu o Athletic Club-MG e depois acertou com o Sud América-URU — Foto: Divulgação/Mineirão


 

Espelho meu


Dão disse ter quatro referências de Alagoas na posição de zagueiro. Uma deles é Pepe, multicampeão pelo Real Madrid e hoje atleta do Porto.


- Eu, como zagueiro, sempre tive, sim, uma inspiração por outros zagueiros. Ali no meu estado, o Márcio Pereira, que jogou no CSA e no CRB, um zagueiro que batia falta muito forte; tinha também o Pepe no Corinthians Alagoano, logo no começo da carreira dele, né? O Ariga também e o Luisão, que ambos eram do Sport Club Penedense, o time em que me tornei profissional.


Assim como se espelha nos conterrâneos, Dão tem ídolos que defenderam grandes times do futebol brasileiro.


- Ao longo da minha carreira, eu conheci vendo e jogando com Mauro Galvão, Juan, Edmilson, Odivan, Júnior Baiano. Os caras que eu me espelhava muito eram o Juan, do Flamengo, pela técnica, pela calma, tranquilidade que ele passava pra zaga, e o Mauro Galvão, pela sua raça. Além da técnica, ele tinha raça. Então, são esses dois caras que eu sempre me espelhei dentro de campo como zagueiro.


 


Dão tem 36 anos e começou no Penedense — Foto: Leonam Viana/ASCOM Resende


Adriano, o mais difícil de marcar


O jogador aponta ainda quais os principais atacantes que teve a missão de parar. Adriano Imperador foi o que deu mais trabalho.


- Eu marquei muitos jogadores de seleção brasileira, né? Como o Adriano Imperador, o Kléber, ex-Athlético e Santos, Neymar, o Ricardo Oliveira, o Fred, entre outros, né? Mas o cara mais difícil de marcar, que era difícil mesmo, era o Adriano Imperador. Logo quando ele voltou da Roma, acertou com o São Paulo. Então, eu joguei contra ele em 2008, eu tava pelo Rio Claro, então era difícil demais marcar aquele cara: o homem tava fazendo gol de tudo o que era jeito.


 


Dão e Marinho começaram na base do Penedense — Foto: Jonathan Lins / GloboEsporte.com


Dupla de Penedo


Segundo Dão, um momento especial da carreira foi o dia em que ele enfrentou o atacante Marinho, do Santos. Eles se conheceram lá atrás, nos tempos de Penedense.


-- Cheguei a marcar meu conterrâneo, sim, em 2015, no jogo entre Paysandu e Ceará, no Mangueirão. E ao término do jogo tivemos aquela resenha de sempre, falamos um pouco da nossa cidade, um pouco do nosso clube formador, um pouco das pessoas que nos ajudaram chegar até ali, né? - recordou o zagueiro, e prosseguiu:


- E eu só tenho de agradecer a Deus por ele ter chegado até onde ele chegou, ser o Rei da América, porque eu vi esse garoto em um jogo-treino lá entre o Penedense e uma escolinha, que eu sou seis anos mais velho que ele, e eu lembro muito bem do diretor, que era nosso paizão, o Juca Vasconcelos, e eu disse: “Aquele ali é a nossa joia”. Vendo aquele moleque rápido pelo lado direito do ataque, que puxava pra dentro e dificilmente alguém marcava, aí eu disse: “Realmente, esse daí vai ter futuro”.



Marinho com a camisa do Pendense. Dão disse que viu o atacante ainda garoto, na base — Foto: Arquivo Pessoal/Marinho




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:





Estatísticas
Visitas: 359126 Usuários Online: 571


Bate Papo

Digite seu NOME:


(82)99929-1283


















Hora Certa

Peça sua Música

  • João marcio
    Cidade: Penedo alagoas
    Música: Tem cabere essa noite canto natan
  • VICTOR RAFAEL SANTOS MOTA
    Cidade: Penedo
    Música: CHOREI CHOREI HOJE NAO CHORO MAIS
  • JOSY LUNA
    Cidade: penedo
    Música: NA PONTA DO PE(NADSON O FERINHA)
  • Juliana costa
    Cidade: Penedo
    Música: Batom de cereja
  • Tony Silva
    Cidade: Brasil
    Música: Sunday Bloody Sunday
  • Sérgio Sales
    Cidade: Brasil
    Música: Faroeste Caboblo - Legiao Urbana
Anuncie Aqui!
Ouvinte da Rádio Alerta Penedo
Carol Lima
Cidade: Brasil





















Converse conosco pelo Whatsapp!
ACESSEM RÁDIOS NET RÁDIO ALERTA PENEDO
Copyright (c) 2024 - Alerta Penedo - Todos os direitos reservados