\\\\\\\\\\\\\\\\ (Foto: reprodução )
Nesta quarta (30), a Adidas, fornecedora de material esportivo
para a FIFA, anunciou a bola oficial da Copa do Mundo de 2022, no Catar. A nova
redonda é chamada de Al Rihla, que significa "A Jornada", em árabe.
As cores e arte visual
da Al Rihla foram inspirados na cultura, arquitetura e bandeira catarianas, bem
como nos tradicionais barcos locais. Seu lançamento marca o início de jornada
da bola por dez cidades em todo o mundo, onde a Adidas lançará uma série de
iniciativas destinadas a melhorar o acesso ao esporte nas comunidades locais.
Al Rihla é a 14ª bola
consecutiva feita para a competição pela empresa alemã, que promete maior
velocidade e estabilidade que as antecessoras durante a trajetória no ar. A
estrela do Mundial tem base branca, cobertura de poliuretano texturizada e 20
gomos – características que, segundo a empresa, proporcionam melhor precisão e
estabilidade de voo.
Para confirmar a
evolução, a bola foi testada em túneis de vento semelhantes aos usados pelas
montadoras para reduzir a resistência ao vento de protótipos de veículos. Al
Rihla estreará em um campo especialmente criado para o evento de lançamento no
Catar antes de ser doada para o Challenge Riyad, clube campeão da primeira liga
de futebol feminino da Arábia Saudita.
– O jogo está ficando
mais rápido e, à medida que acelera, precisão e estabilidade em voo se tornam
criticamente importantes. O novo design permite que a bola mantenha velocidade
significativamente maior durante sua trajetória no ar – afirmou em nota
Franziska Loeffelmann, diretora de design de materiais e estampas de futebol da
Adidas.
Ainda segundo a empresa,
1% das vendas líquidas da Al Rihla será destinado ao movimento Common Goal,
projeto cofundado por Juan Mata, jogador do Manchester United, que financia
atividades de caráter solidário em todo o mundo