Fotos: Danilo Felipe (Foto: reprodução)
“Todo grande time começa por um grande goleiro”, este é um mantra presente na “cartilha” do futebol. Mas para que o goleiro esteja em grande fase precisa de um bom trabalho de preparação. E se o Coruripe tem um dos melhores de Alagoas na função, como é o caso de Gean, é porque além do talento, o goleiro também tem um profissional preparado para trabalhar todo o seu potencial, como faz diariamente Roque Alan, preparador de goleiros do clube.
Roque Alan foi goleiro do próprio Coruripe onde foi campeão Alagoano de 2014 e agora em 2022; campeão Maranhese em 2015 pelo Marília, quando teve acesso a “primeirona” e campeão da primeira divisão de Sergipe com o Frei Paulistano em 2018. Em 2016, estreou como preparador de goleiros e já foi campeão da Copa do Nordeste Sub-20.
Avaliando
O preparador campeão falou sobre estar realizando seu trabalho no Coruripe time que lhe deu a primeira oportunidade, avaliou seu trabalho no clube até o momento e também falou sobre as atividades diárias com os goleiros do time alviverde.
“Estou muito satisfeito com essa oportunidade neste período que estou no Coruripe. Estou muito motivado, feliz com o meu trabalho, feliz no clube que me deu oportunidades e acredito está desempenhando bem o meu trabalho. O presidente do Coruripe Franciney Joaquim deu condição de desempenhar minhas atividades não deixando faltar o necessário para o trabalho do dia a dia, como fez para todos do clube”, disse Alan.
Sobre os goleiros
São quatro os goleiros treinados por Roque Alan, são eles Gean, Alexandre, Erick e Carlinhos. O preparador destacou o trabalho, a disposição e vontade de crescer na profissão dos seus comandados.
“São goleiros jovens. Obviamente, alguns erros acontecem. Acontece com todos os goleiros. Futebol é um jogo, quem está no jogo corre riscos. Principalmente para o goleiro. Em um milésimos de segundo o goleiro tem que tomar uma decisão correta. Os eventuais erros têm que ser corrigidos pelo preparador durante toda a semana de trabalho, não há espaço para indecisões. Aí que vem o detalhe do profissional, falou o preparador.
“O Gean sempre foi um cara tranqüilo, mas atento em termos de tomada de decisão, de atitude. Ele tinha uma coisa de posicionamento inicial para ter o combate, para atacar a bola. Fomos corrigindo, e ele foi se adaptando. Fizemos ajustes, ele pegou e está se saiu muito bem neste campeonato o resultado foi o título e o acesso tão almejado”, finalizou Roque Alan.
Sobre os outros três companheiros de trabalho Roque Alan afirmou que todos estão absorvendo e desempenhando muito bem o que é aplicado nas atividades diárias e quando foram chamados seja para jogar, como foi o caso do Alexandre, seja para a suplência, todos foram com tranqüilidade e sem ficaram aflitos ou apreensivos com a responsabilidade que os esperavam. Alexandre, Erick e Carlinhos têm potencial para crescerem na profissão.
Continuidade
Com o final do Campeonato Alagoano Série B 2022, com o título e o acesso, o preparador de goleiros campeão Roque Alan segue trabalhando no time do Coruripe agora compartilhando seus conhecimentos com os goleiros da base sub-20 entre eles Carlinhos que esteve no grupo campeão.