(Foto: reprodução)
O esporte alagoano está de luto! Perdemos na noite desta segunda-feira( 09) uma das maiores expressões do nosso futebol em todos os tempos, José Augusto Xavier ou simplesmente Xavier. Considerado um dos maiores se não o maior ídolo do Sport Club Penedense em toda sua história centenária.
Dono de um chute potente, temido pelos os zagueiros, e na época um goleador nato porém discriminado por ser negro assim diz a sua história narrada pelo o jornalista Lelo Macena, Xavier contava que foi discriminado no CRB, Náutico e no Galícia da Bahia.
Como jogador, Xavier o nosso flecha negra, o diamante negro do futebol alagoano, foi artilheiro por onde passou. figura humana exemplar e acima de qualquer suspeita. Educado, e manso no trato com as pessoas. Bom filho, esposo fiel e presente, pai amoroso, avô carinhoso e católico praticante sendo um abnegado na Paróquia de Santa Luzia.
Xavier um dos mais antigos moradores do Bairro Santa Luzia( Bairro Duro), antes de trilhar pelo caminho do futebol, foi funcionário do navio Comendador Peixoto transportando produtos da região para a feira de Penedo.
O nosso Vovô Xavier que tinha o futebol como uma das suas prioridades na vida, passou por diversas equipes, a exemplo de Penedense/AL, Santa Cruz /Penedo, CRB/AL, Botafogo/BA, Bahia, Galícia /BA, Botafogo/PB e Itabaiana. Xavier, jogou até aos 46 anos de idade,
Por redação