Solenidades de posse do novo bispo de Penedo começam na próxima quinta, 14 de outubro (Foto: reprodução)
Após o encerramento dos festejos alusivos à padroeira da cidade, a diocese de Penedo receberá, ainda este mês, o novo bispo diocesano, Dom Valdemir Ferreira dos Santos. A nomeação vem após mais de um ano do falecimento de Dom Valério Breda, após dois meses internado no Hospital Artur Ramos, em Maceió, onde ficou após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), aos 75 anos.
Durante o período de "vacância", como é chamado o período em que a jurisdição católica permanece sem sua autoridade, a diocese foi administrada pelo padre Daniel Nascimento dos Santos, que, agora, prepara a comunidade para a recepção ao novo bispo. As solenidades de posse do religioso serão realizadas na próxima semana, nos dias 14 e 15 de outubro.
No primeiro dia do evento de posse, Dom Valdemir Ferreira terá um encontro, às 15 horas, com o Clero Diocesano, na Cúria. Já às 19h30, a reunião será com vereadores e demais autoridades, em local ainda a ser definido. Logo após haverá um jantar no Hotel São Francisco. E, no dia 15, a partir de meio-dia, haverá um almoço com a presença de bispos de diversas Dioceses, na Residência Episcopal. A tarde, a partir das 15h30, Dom Valdemir sairá em carro aberto em direção à Catedral.
Às 17 horas, será celebrada a Missa de Posse Solene, na Catedral Diocesana. As solenidades serão transmitidas pelas redes sociais da Diocese.
A escolha do novo bispo advém do próprio Papa. Em solo brasileiro, é a Nunciatura Apostólica a responsável por realizar consultas até se chegar a nomeação daquele que poderá ser o bispo de uma diocese. O Santo Padre nomeou o novo bispo ainda em 18 de agosto, transferindo-o da diocese baiana de Amargosa. Dom Valdemir é natural de Nova Canaã, Arquidiocese Metropolitana de Vitória da Conquista, no Estado da Bahia.