(Foto: reprodução )
Em comemoração ao Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, e ao dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Centro Acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas (CACBio), o Laboratório de Ictiologia e Conservação (LIC) e o Projeto Meros do Brasil da Universidade Federal de Alagoas – Unidade Penedo, realizam no próximo dia 13 de junho um ato de incentivo a esta campanha que ajuda a salvar vidas.
Será disponibilizado um ônibus saindo da Ufal Penedo até o HemoAL em Arapiraca, sem custo para os doadores. Para participar do ato, é preciso realizar um cadastro prévio no linktr.ee/cacbiopenedo.
Para realizar a doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos; pesar no mínimo 50kg; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar nas duas horas antes da doação; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ter colocado piercing nos últimos seis meses; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos e lácteos (derivados de leite) durante as três horas que antecedem a doação.
Junho Vermelho
A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde em 2015 para incentivar o espírito solidário nas pessoas. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações ficam em baixa, daí a necessidade do estímulo às doações.
Mais informações no @cacbioufal
Link: https://ufal.br/transparencia/noticias/2022/5/6/junho-vermelho-ufal-penedo-faz-campanha-para-doacao-de-sangue.