(Foto: reprodução )
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ampliou o prazo de inscrições para a Especialização em Educação Ambiental e Cultural ofertada pelo Campus Penedo na modalidade a distância (EaD). As pessoas interessadas no novo curso gratuito de pós-graduação têm agora até o dia 19 de junho para se inscrever, exclusivamente, no site exame.ifal.edu.br.
Além da prorrogação das inscrições e consequente alteração nas datas das demais etapas do processo seletivo, o edital foi retificado para alcançar um público maior e otimizar algumas regras do certame. Passa a ser permitida, por exemplo, a inscrição de alunos de graduação concluintes em 2022, que faltem apenas a defesa do trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou a colação de grau, seja como bacharel, licenciado ou tecnólogo em qualquer área do conhecimento.
Outra retificação importante é quanto às duas etapas seletivas. A avaliação do currículo Lattes, que antes era eliminatória, passa a ter caráter apenas classificatório. Já a avaliação da proposta de pesquisa se mantém como classificatória, mas não será mais necessário que o candidato obtenha a nota mínima de 7,0 (sete). Para não ser desclassificado, basta não apresentar nota zero nessa etapa avaliativa. CLIQUE AQUI e confira a retificação do edital na íntegra.
Como se inscrever
Caso seja o primeiro acesso no sistema de inscrição do site exame.ifal.edu.br, o candidato deve inicialmente preencher o cadastro com seus dados pessoais. O segundo passo será clicar na opção inscrever-se da seleção específica e fazer a checagem de todos os dados para possíveis correções, sendo de total responsabilidade do candidato o seu preenchimento correto. Para quem já tem cadastro no sistema, basta fazer o login usando número de CPF e senha anteriormente cadastrados.
No ato de inscrição, além de preencher o formulário eletrônico, o candidato deverá anexar a seguinte documentação (em arquivo no formato PDF): proposta de pesquisa (ver detalhes de como deve ser o documento no edital); currículo Lattes (com as devidas orientações e documentos comprobatórios); carteira de identidade, CPF e diploma de graduação (digitalizados frente e verso). Caso o candidato seja aluno concluinte de graduação, o diploma deve ser substituído pelo histórico escolar atualizado do mês de junho de 2022 e pela declaração da coordenação do curso superior no qual está matriculado, especificando a data de defesa do TCC ou da colação de grau.
A depender da reserva de vagas (cota) escolhida, será também necessário anexar a declaração de pertencimento à comunidade quilombola; o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI); o laudo médico de pessoa com deficiência (PcD); o comprovante de exercício do magistério ou de atuação profissional na rede pública de ensino estadual, municipal ou federal; e o comprovante de exercício do magistério ou de atuação em cargo técnico-administrativo do Ifal. Para conferir o edital de seleção na íntegra, CLIQUE AQUI (considere também a retificação publicada nesta segunda-feira, 6).
Sobre a pós-graduação
A Especialização em Educação Ambiental e Cultural é o primeiro curso de pós-graduação do Ifal Penedo. São 60 vagas disponíveis para portadores de diploma e estudantes concluintes de cursos de nível superior em qualquer área, em especial, profissionais de educação da rede pública e privada.
A finalidade é proporcionar o aprofundamento nas questões socioambientais e culturais, com a perspectiva de possibilitar o aperfeiçoamento do conhecimento e da pesquisa sobre a realidade econômica, social, política, ambiental, cultural e educacional da região.
A duração total da pós-graduação será de 15 meses, com início previsto para 5 de agosto. A metodologia envolve atividades on-line síncronas e assíncronas, com disciplinas agrupadas em quatro módulos de três meses cada. Os três meses restantes são para que os estudantes se dediquem à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC). Para mais detalhes sobre a estrutura curricular da especialização, CLIQUE AQUI.
Em caso de dúvidas sobre o processo seletivo e/ou a oferta do curso de especialização, o contato pode ser direcionado ao e-mail da coordenação: educacaoambiental.penedo@ifal.edu.br.