Toninho Lins, ex-prefeito de Rio Largo | © Reprodução (Foto: reprodução )
O ex-prefeito de Rio Largo, Antônio Lins Souza Filho, conhecido como “Toninho Lins,” foi condenado por uma série de crimes que incluem apropriação de bens ou rendas públicas em proveito próprio ou alheio, fraude em licitação e formação de quadrilha. A decisão foi oficialmente confirmada pelo portal do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas (TJAL).
A pena determinada pela juíza Eliana Machado, titular da 3ª Vara Criminal de Rio Largo, estabelece que Lins deverá cumprir pena privativa de liberdade de 4 anos e 9 meses de reclusão, juntamente com 2 anos e 6 meses de detenção. Adicionalmente, uma multa no valor de R$ 701,25 foi imposta. O cumprimento da pena terá início em regime semiaberto.
Além da pena privativa de liberdade, a decisão judicial também impôs a inabilitação de Antônio Lins Souza Filho para o exercício de cargos ou funções públicas, seja por eleição ou nomeação, pelo período de 5 anos.
As acusações contra o ex-prefeito referem-se ao desvio de recursos públicos da Prefeitura de Rio Largo, localizada na região metropolitana de Maceió, durante o período compreendido entre os anos de 2013 a 2016. Apesar da condenação, Lins tem o direito de apelar da sentença em liberdade, conforme a determinação da juíza Eliana Machado.