Foto: Reprodução/Internet (Foto: Alerta Penedo)
A ex-prefeita de Traipu, Maria da Conceição Teixeira Tavares foi condenada pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), com votos dos desembargadores Domingos Neto, Alcides Gusmão e Adamastor Cirilo a ficar inelegível por oito anos. Assim, Conceição não poderá votar nem ser votada.
O Ministério Público Federal recebeu do Tribunal Regional Federal da 5ª Região o processo de improbidade administrativa contra os ex-prefeitos do município, Conceição Tavares e José Afonso Freiras Melro, eles são réus por supostos desvios de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no ano de 1999.
De acordo com informações recebidas pelo CadaMinuto, Conceição responde por outros processos na justiça federal e municipal sobre sua gestão de Traipu. Está sendo apurado sobre três Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não foram construídas, e um inquérito civil acerca de um suposto desvio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) no município.
Além disso, informações dão conta de que o Tribunal de Contas da União está fazendo uma investigação nas contas da ex-prefeita e de algumas empresas que podem ter sido usadas para lavar dinheiro público.